QUEM SOMOS - O QUE FAZEMOS
O Lar Vicentino atua na perspectiva de diminuir o grande abismo social estabelecido entre cidadãos com mais de 60 anos e a sociedade da qual fazem parte, com olhar atendo para garantia de direitos e do resgate da identidade e cidadania desses sujeitos. Compreendemos, interpretamos e explicamos o isolamento e abandono dos idosos a fim de reinseri-los no contexto social e melhorar sua qualidade de vida.
Trabalhamos para assegurar os direitos da pessoa idosa que se encontra em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, preservando a saúde física, mental, aperfeiçoamento intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, enquanto ser social de direitos e sujeito de sua própria história.
Atuamos no âmbito da assistência social e suas políticas, com o serviço especial de alta complexidade, com atendimento psicossocial em regime integral de acordo com as necessidades individuais, priorizando sempre que possível o vínculo familiar e a integração comunitária. A prática está ligada as atividades da vida diária, cuidados direcionados a saúde da pessoa idosa, trabalho cotidiano, relações interpessoais com o grupo, familiares e a comunidade.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a expectativa de vida no Brasil subiu para 75,8 anos em 2016, De acordo com as projeções, a partir da década de 2030 o Brasil terá mais velhos do que crianças e adolescentes de até 14 anos. O aumento da longevidade e o envelhecimento súbito da população idosa vão exigir adaptações complexas nas políticas públicas de assistência social e de saúde, mercado de trabalho e instituições de longa permanência para idosos.
NOSSAS METAS
Afim de garantirmos o atendimento integral de forma continuada e estratégica, traçamos as seguintes metas:
1- Acolher e garantir proteção integral.
2- Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais. responsáveis pela oferta dos serviços.
3- Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público, bem como a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.
4- Contribuir para a articulação da rede socioassistencial, dos demais órgãos e das demais políticas públicas.
5- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários.
1- Acolher e garantir proteção integral
Atendimento em unidade institucional com característica domiciliar que acolhe idosos com diferentes necessidades e graus de dependência. Devendo assegurar a convivência com familiares, amigos e pessoas de referência de forma contínua, bem como o acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade. A capacidade de atendimento das unidades deve seguir as normas da Vigilância Sanitária, devendo ser assegurado o atendimento de qualidade, personalizado, com até quatro idosos por quarto.
2- Qualificar a oferta do serviço por meio da promoção da capacitação sistemática dos profissionais responsáveis pela oferta dos serviços
Oferecer uma capacitação aos trabalhadores envolvidos no atendimento.
3-Promover o acesso a programações culturais, de lazer, de esporte e ocupacionais internas e externas, relacionando-as a interesses, vivências, desejos e possibilidades do público, bem como a convivência mista entre os residentes de diversos graus de dependência.
1-Oficina em grupo para atividades artesanais e Grupo de Convivência e Socialização.
2-Atividades físicas e esportivas.
3-Encontro geracional.
4- Contribuir para a articulação da rede socioassistencial, dos demais órgãos e das demais políticas públicas.
Participação do técnico nas reuniões mensais dos Conselhos de Direitos.
5- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários.
1-Participação do técnico e dos idosos (aqueles que possuírem condições físicas e cognitivas) da Conferência Municipal.
2-Reunião socioeducativa com os idosos e seus familiares.
Fisioterapia e Qualidade de vida
Trabalhamos para ampliar a convivência e a interação dos idosos com pessoas de diferentes idades, propiciamos a comunicação, criatividade, recreação e o divertimento como formas de aprendizagem e convívio social. Liberamos as tensões e os desgastes físicos e emocionais, alterando o comportamento e possibilitando assim o exercício nas atividades da vida diária. É indispensável que o idoso conserve algum tipo de atividade, pois elas provocam além de satisfação pessoal, o aumento da autoestima e da independência, melhorando as funções motoras e resultando em um aumento da qualidade de vida.
Contate o(a) Lar Vicentino Obra Unida a Sociedade de São Vicente de Paulo
R. José Fernandes - Parque Santa Clara, Guaratinguetá - SP, Brasil
12 31325536 / CNPJ: 02.415.429/0001-75